E se falarmos de… quantos anos o cachorro está vivo? Embora esta seja uma pergunta muito comum, existem muitas respostas.

Isso porque alguns fatores influenciam diretamente no tempo de vida do animal, como raça e tamanho, por exemplo.

Geralmente, se um animal está livre de doenças e recebe todos os cuidados necessários, deve viver cerca de 10 a 13 anos.

Parece pequeno – e é! – mas a boa notícia é que essa idade pode aumentar um pouco para cada cão.

A vida de cada raça

Cada raça tem um tempo de vida mínimo e máximo, e mesmo assim isso pode variar. Aqui estão alguns tipos de cães que geralmente duram:

Shih-tzu: 10 a 16 anos
Maltês: 15 a 18 anos
Lhasa Apso: 12 a 14 anos
Pinscher: 12 a 15 anos
Pug: 12 a 14 anos
Yorkshire: 12 a 16 anos
Bulldog francês: 9 a 12 anos
Dachshund: 12 a 15 anos
Labrador: 10 a 13 anos
São Bernardo: 8 a 10 anos
Rottweiler: 8 a 10 anos
Golden Retriever: 10 a 12 anos
Dálmata: 10 a 13 anos

Além da raça, o porte do animal também é um fator de peso. Assim, cães de porte grande costumam ter uma expectativa máxima de 10 anos, enquanto os menores podem chegar a até mais de 18 anos.

Essa conta vale para os cãezinhos sem raça definida, viu? No entanto, estimativas não são regras e cada pet tem seu próprio tempo. Aproveite-o!

Idade canina X humana

Quando pensamos que um ser humano pode chegar até mais de cem anos, parece injustiça um cachorro viver tão pouco, né? Entretanto, a contagem da idade canina é diferente da humana

Você já ouviu falar que cada ano do animal equivalem a 7 anos humanos? Mas isso não se aplica para todo mundo, já que novamente o porte influencia na conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.