Você já se perguntou qual é o terceiro pino do soquete? Em suma, basicamente conecta o mundo com a empresa do equipamento e garante a segurança da pessoa que utiliza o equipamento ou objeto.

Em outras palavras, quando o corpo mecânico está posicionado corretamente, o usuário fica protegido contra choques elétricos causados ​​por falhas de isolamento ou falhas internas. Vamos aprender mais sobre o terceiro pino do soquete, a seguir.

Como funciona o terceiro soquete do soquete?
Para saber mais sobre o recurso de segurança envolvido, vamos considerar uma estrutura de metal, uma geladeira como exemplo. Você deve ter notado que as geladeiras vêm com plugues de três pinos. Na verdade, esta é uma suspensão de segurança obrigatória no Brasil.

Os pinos longos e grossos do plugue da geladeira conectam-se diretamente ao seu corpo de metal. Ao fazer isso, no caso de qualquer falha do refrigerador ou se algum condutor de corrente dentro do refrigerador tocar em seu corpo, a descarga fluirá diretamente para o solo e qualquer pessoa que tocar no corpo do refrigerador estará protegida contra choque elétrico.

Qual é a diferença entre um plugue de 2 pinos e um plugue de 3 pinos?
A principal diferença entre um soquete de dois pinos e um soquete de três pinos é que um soquete de três pinos tem um fio inferior, enquanto um soquete de dois pinos não.

Portanto, o fio terra é basicamente um fio que atua como um atalho e direciona qualquer excesso de picos elétricos para fluir com segurança para o chão.

Além disso, você deve ter notado que o terceiro pino do soquete é mais longo e maior que os outros pinos pelos seguintes motivos:

Contacte o solo no ponto de saída antes da linha e neutro ao instalar o plugue. Isso conecta o corpo de metal do equipamento ao terra como um aviso e garante a segurança pessoal antes que a linha seja conectada e neutra.
Desconecte a área de contato de aterramento da linha de saída e do neutro ao remover o plugue. Isso garante a segurança pessoal até que a linha e a neutralidade sejam desconectadas.
O PIN maior oferece menos resistência ao fluxo de corrente. Portanto, a taxa de erro pode diminuir em caso de erro.
Porque alguns eletrodomésticos não têm um terceiro PIN de soquete?
Alguns eletrodomésticos, especialmente aparelhos eletrônicos, são projetados de forma que qualquer falha ou falha na instalação do aparelho não coloque em risco o usuário.

Esse equipamento é bem vedado (isolamento Classe II) e não exige que seu corpo seja colocado no chão. Na verdade, esses dispositivos vêm apenas com plugues de dois pinos. O dispositivo de corpo de metal sempre vem com um soquete de três pinos.

Você pode remover o terceiro PIN do soquete?
As pessoas que vivem em casas mais antigas podem se perguntar o que acontece quando você remove um terceiro PIN do dispositivo que está comprando porque a área que você está usando pode não ter entrada de PIN “terra”.

A resposta é que seu dispositivo ainda funcionará, mas isso pode ser perigoso; pois você não estará protegido de um golpe mortal se seu sistema elétrico falhar.

E usar adaptadores?
Os adaptadores de tomada são vendidos como dispositivos de segurança. Há um verdadeiro caráter nisso, no entanto, na verdade, os adaptadores geralmente não adicionam nenhuma função de segurança.

A verdade decorre do fato de que algumas residências possuem sistemas elétricos com caixas metálicas e tubos de aço.

Nesse caso, o adaptador de plugue está instalado corretamente; pode fornecer um caminho de piso da tampa da placa de cobertura até a tira de metal na saída; da caixa de metal para a vala e de volta para o painel de serviço onde a linha de fundo principal e a linha de fundo atingem o fundo.

No entanto, para que este sistema funcione, você precisa conectar a guia de metal inferior do adaptador de plugue inferior na placa de cobertura de saída.

No entanto, se você tiver uma caixa de interruptores plástica, o adaptador não fará nada; pois não há caminho metálico contínuo de volta ao painel de serviço.

Mesmo que haja uma caixa de distribuição de metal, isso não significa que haja um fio baixo. Muitas casas mais antigas têm casas de aço e nenhuma drenagem – apenas fios não metálicos sem fios inferiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.