Cenas de cachorro assistindo TV sempre nos divertem e chamam a atenção. Muitas vezes, parece que o doguinho está realmente concentrado na programação e, em alguns momentos, até achamos que ele está interagindo com a TV! Cachorro fã de televisão ama ficar na companhia do tutor para assistir o que quer que esteja passando.

Esse comportamento é, além de fofo, curioso. Afinal, o cachorro consegue ver TV mesmo? A visão canina permite que ele entenda o que está passando? Qual a diferença de um canal para cachorro e um canal normal? O Patas da Casa te explica tudo por trás do cachorro assistindo TV!

Cachorro vendo TV: ele está realmente entretido quando olha para a tela?

Para quem tem um doguinho que sempre está ao seu lado enquanto assiste TV, a dúvida que não quer calar é: o cachorro assistindo TV entende o que está passando nela? O cão consegue sim reconhecer as imagens que passam na televisão. Por muito tempo achava-se que o cachorro conseguia reconhecer coisas apenas pelo olfato canino, mas hoje se sabe que a visão canina também tem papel nisso.

Na TV, o cachorro consegue ver as imagens associadas ao som. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, o cachorro consegue ver TV. Porém, há uma diferença. O cachorro assistindo TV apenas vê as imagens mas sem entender a sequência lógica de fatos. Assim, o cachorro enxerga TV mas não compreende o que está acontecendo como nós percebemos.

O que o cachorro assistindo TV entende?

Mas afinal, se o cachorro consegue ver TV mas não capta exatamente o que se passa nela, o que o pet entende? Na verdade, a TV para cachorro é um conjunto de imagens aleatórias. É como se ele estivesse apenas vendo cenas soltas, sendo que algumas o atraem mais e outras menos.

Quando aparece um cachorro na televisão, por exemplo, cães tendem a ficar mais animados, já que ver um semelhante é algo que chama sua atenção. Enquanto isso, certas imagens com cores que o cão não capta são menos atraentes para ele (lembrando que o a visão do cachorro permite enxergar cores entre os tons de amarelo e azul, e não preto e branco como a crença popular diz).

TV para cachorro: por que o cão gosta de assistir televisão?

Se o cachorro vendo TV não entende a sequência lógica e apenas vê imagens, por que tem pet que gosta tanto de assistir TV? Cachorro recebe estímulos tanto sonoros quanto visuais ao olhar para a tela. Isso desperta sua curiosidade e faz com que ele goste de ficar ali paradinho assistindo.

Você já deve ter visto vídeos na internet de cães – ou até mesmo seu próprio pet – reagindo a cenas na televisão. Eles choram, latem, uivam… parece mesmo que estão prestando atenção. Mas, na verdade, essas reações são apenas respostas aos estímulos que captam na TV. Cachorro não entende o que se passa, mas gosta da sensação que desperta.

Porém, vale ressaltar que não é todo cão que gosta de televisão não. Isso é muito relativo e cada pet se comporta de uma maneira. Não existem muitos estudos sobre isso, mas acredita-se que, como a televisão não tem cheiro, raças mais farejadoras tenham menos interesse na TV.

Cachorro de terapia, por outro lado, costuma ser mais fã de assistir televisão ao lado de seu dono, provavelmente porque são treinados para ajudar e acompanhar humanos.

TVs modernas atraem mais a atenção do cachorroO cachorro assistindo tv sempre se interessa mais ao ver outro cão na telinha

A visão do cachorro é muito surpreendente. Apesar de perceber uma gama menor de cores, os cães têm uma capacidade de registrar imagens muito mais rápida que a dos humanos. Isso quer dizer que eles precisam de mais frames para perceber uma cena em movimento do que nós.

Se você colocar um modelo antigo de TV para cachorro assistir ele não ficará tão interessado pois as televisões de antigamente têm uma definição pior e as imagens demoram mais a passar para eles – é como se o cão estivesse assistindo em câmera lenta e isso não chama sua atenção.

Hoje em dia, porém, com o avanço da tecnologia, as televisões têm maior definição e permitem mais quadros por segundo com qualidade. Assim, o cachorro assiste TV consegue reconhecer melhor as imagens. Por isso podemos dizer que, hoje, a TV para cachorro é muito mais atraente.

A TV para cachorro é benéfica ou prejudicial?

No fim das contas, a TV para cachorro faz bem ou faz mal? No geral, não tem muito perigo em deixar o cachorro assistindo TV. Claro que o excesso não é bom, pois a luminosidade é prejudicial para os olhos do cachorro.

Porém, como o cachorro enxerga TV mas não entende bem o que se passa, o seu pet provavelmente não vai ficar tanto tempo parado assistindo televisão.

A TV para cachorro tem sim seus benefícios, quando assistida com moderação. Já se sabe que a música para cães é algo relaxante e ajuda no controle da ansiedade e, por isso, canais que tocam música podem fazer bem ao animal.

Além disso, o som da televisão pode ajudar cães com dificuldade em ficar sozinho. Tem pessoas que deixam a televisão ligada o dia inteiro em um canal e o som passa a ser algo familiar para o pet.

Se esse for seu caso, experimente deixar a tv ligada quando sair de casa, pois, dessa forma, o cão se sentirá naturalmente mais acolhido e próximo de você, mesmo que ele não necessariamente pare para assistir.

Mas lembre-se sempre de não deixar o volume muito alto, já que a audição canina é mais sensível que a nossa, e evite deixar o cachorro assistindo televisão por tempo demais, pois pode prejudicar a vista.

Canal de tv para cachorro é uma boa ideia!
Você já ouviu falar em canal de TV para cachorro? Cada vez mais presente nas redes de tv, o canal de cachorro tem uma programação toda voltada para o pet assistir. Ele conta com imagens de outros cães e animais que chamam a atenção dos doguinhos, utilizam uma coloração mais adequada à visão canina e tem músicas relaxantes para o pet. Se você quer deixar o cachorro assistindo TV em casa, pode ter certeza que o canal para cachorro é a melhor solução, pois cansa menos a vista e já tem recursos que despertam com mais facilidade a curiosidade do animal. Veja se há um canal de TV para cachorro disponível na sua televisão – mas se não tiver nenhum, não se preocupe. Existem diversos tipos de canal de cachorro no YouTube para acessar a qualquer momento. Basta colocar e você logo verá o cachorro assistindo TV super contente. Apenas lembre-se que assistir TV – seja um canal para cachorro ou qualquer outro – jamais deve ser o lazer principal de um pet. Ele precisa sair, praticar exercícios, brincar com brinquedos de cachorro e se divertir com atividades próprias para cães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.