São Paulo vai inaugurar a maior roda gigante da América Latina. O equipamento terá 91 metros de altura e ficará em uma área de 4.500 metros quadrados, no Parque Candido Portinari, próximo ao Parque Villa-Lobos, a oeste da capital. O projeto faz parte de uma iniciativa do Governo Nacional para reabilitar a região do Rio Pinheiros.

Resumindo, a “Roda São Paulo”, nome oficial da roda gigante, será feita pela São Paulo Big Wheel (SPBW). De fato, superará os presentes em cidades como Paris, Toronto e Chicago.

Quais são as atrações da maior roda gigante da América Latina?
De acordo com a empresa São Paulo Big Wheel (SPBW), a roda tem um design único, leve e é sustentada por cordas ou carcaças especialmente projetadas para serem montadas em ambiente urbano.

Além disso, haverá 42 cabines de observação que podem medir até dez pessoas, ar condicionado, câmeras de vigilância, interfones e wi-fi. O edifício também terá luzes de palco, projetadas para se conectar com a cidade.

No total, a edificação terá mais de mil toneladas e exigirá o uso do maior guindaste rodoviário do Brasil.

Além disso, segundo a Folha de São Paulo, o projeto inclui uma residência de fácil acesso, compilada por Cândido Portinari, assinada pelo escritório da Levisky Arquitetos Estratégia Urbana.

Qual é o impacto econômico do equipamento?
Quando concluída, a maior roda-gigante da América Latina deverá gerar 160 empregos diretos e indiretos em São Paulo. A empresa tem outros 200 funcionários na reunião. Na verdade, os materiais de construção são confidenciais.

De acordo com um estudo, espera-se receber entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, cerca de 10% da população atual que frequenta os parques com frequência.

Os preços irão para os gerentes do parque.

Qual roda gigante é a maior do Brasil hoje?
Atualmente, a maior roda-gigante do país e da América Latina está localizada próximo ao Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu; um dos destinos turísticos mais populares do mundo.

Com 88 metros de altura, 36 armários de ar condicionado acomodam 288 pessoas, com área total de 5.000 metros quadrados, o Yup Star Foz espera receber 500 mil visitantes por ano. Segundo o Hotel Del Rey Foz, o local conta com restaurante e loja de souvenirs.

10 rodas gigantes as maiores do mundo

1. Ain Dubai (Olho de Dubai) – 250 m
Os Emirados Árabes Unidos já são o edifício mais alto do mundo (Burj Khalifa com 828 m, relembre neste artigo). E agora tem a roda gigante mais longa do mundo.

Foi inaugurado em outubro de 2021 para ajudar a marcar a exposição global Expo 2020 adiada para 2021 devido à epidemia de COVID-19. A roda fica em uma ilha artificial e cobre 48 gabinetes e pode transportar 1.750 passageiros. Na verdade, um único ciclo de máquinas leva 38 minutos.

2. High Roller – 168 m (Las Vegas, Nevada, EUA)
Uma rua atraente no LINQ Hotel and Casino perto da famosa Las Vegas Strip, High Roller abriu em 2014. Cada cabine comporta até 40 passageiros.

Porque em Vegas, os vendedores vendem bebidas sob o volante e podem ser pegos para um passeio. Além disso, o volante proporciona um happy hour todos os dias com armários com bares e bartenders.

Portanto, a High Roller nomeou a maior roda gigante do mundo por muitos anos, cobrindo até Ain Dubai.

3. Singapore Flyer – 165 m (Cingapura)
Inaugurada em 2008 perto da Marina Bay de Cingapura, a roda gigante oferece vistas da vizinha Malásia e Indonésia. Cada uma das 28 capotas é do tamanho de uma cabine e pode transportar até 28 passageiros.

4. Estrela de Nanchang – 160 m (China)
Localizada no Parque de Diversões Nanchang Star em Nanchang, China, a roda estelar foi inaugurada em 2006. Cada um dos 60 gabinetes climatizados pode acomodar até oito passageiros. Além disso, o volante possui diversos indicadores luminosos e proporciona uma visão noturna incrível.

5. Roda-gigante da Ponte do Rio Bailang – 145 m (China)
Inaugurada em 2017, a roda-gigante da Ponte do Rio Bailang em Weifang, Shandong, China, tem a distinção de ser a maior roda-gigante não falante do mundo. A roda em si não gira; em vez disso, o aro externo e as cápsulas da roda giram gradualmente ao redor da roda.

6. London Eye – 135 m (Inglaterra)
Inaugurada em 2000 perto do Tamisa em Londres, a roda gigante era originalmente conhecida como a Roda do Milênio. Dessa forma, cada 32 cápsulas podem transportar 25 passageiros, e uma experiência de ida e volta leva cerca de 30 minutos.

Operado pela Merlin Entertainment, ingressos mistos estão disponíveis para ver outras atrações de Londres, incluindo Madame Tussauds, SeaLife Aquarium e London Dungeon. É uma viagem única a um dos lugares mais visitados do mundo.

7. Bay Glory – 128 m (China)
Localizada na Baía de Qianhai, Shenzhen, China, a roda gigante Bay of Glory foi inaugurada em 2021. Assim, oferece 28 gôndolas, cada uma com 25 passageiros.

8. Sky Dream – 126 m (Taiwan)
A roda gigante Sky Dream foi inaugurada em 2017 no parque temático Lihpao Land em Taichung, Taiwan, e tem 126 metros de comprimento.

9. Roda Osh Redhorse – 123 m (Japão)
Inaugurada em 2016, um ano após o lançamento do Orlando Eye (agora The Wheel at Icon Park), a roda Redhorse Osaka passa pela Flórida com cerca de um metro de altura. Por isso, está localizada na Expocity em Osaka, Japão, na Expo ’70, a primeira exposição do mundo na Ásia.

10. Roda no Icon Park – 122 m
Por fim, o The Wheel at Icon Park (Orlando Eye), inaugurado em 2015, oferece vistas espetaculares dos parques temáticos locais, incluindo o SeaWorld Orlando e o Universal Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.