Você sabe qual é o maior animal do mundo? E o maior animal que já viveu? E o maior animal do mundo? E o maior animal do Brasil?… Para essas e outras perguntas, nós temos as respostas! Confira nossa lista e descubra o que os maiores animais vivem ou já viveram neste incrível e enorme planeta em que vivemos!

Baleia azul: o maior animal do mundo!


A baleia azul (Balaenoptera musculus) não é apenas o maior animal aquático do mundo, mas o maior animal do mundo! Alguns dizem que a baleia azul é o maior animal vivo de todos os tempos. Mas descobertas recentes no campo da paleontologia mostram que havia um dinossauro maior do que ele. Falaremos sobre isso mais tarde.

Essas baleias costumam ter cerca de 25 metros de comprimento. Mas essa pessoa pode atingir impressionantes 33,5 metros e pesar 190 toneladas! Você pode imaginar? Se não, vamos fazer comparações:

A maior baleia é do tamanho de um prédio de dez andares.
O peso das baleias jubarte equivale a 141 veículos Toyota Corolla.
Um pouco menor que uma aeronave Airbus A320.
Em termos de peso, seriam necessários três Airbus A320 vazios para igualar o peso desse monstro marinho!

O elefante africano: o maior animal do mundo


Se a baleia azul é a rainha do mar, o elefante da savana africana (Loxodonta africana) é o gigante do mundo. A maior pessoa já mencionada pesava 11 toneladas e tinha cerca de 4 metros de altura. O animal foi morto a tiros e seu corpo empalhado está em exibição no Museu de História Natural de Washington desde 1959.

Infelizmente, muitos elefantes desta espécie chegaram a uma conclusão semelhante. Hoje esta espécie está em perigo de extinção.

Patagotitan mayorum: o maior animal que já existiu!


Descobertas recentes em paleontologia (o departamento biológico da biologia no passado) lançam dúvidas sobre a afirmação de que a baleia é o maior animal que já existiu. Segundo os pesquisadores, o posto foi ocupado por uma nova espécie de dinossauro, o prefeito patagotitano.

Os fósseis acidentais encontrados por acaso no estado da Patagônia em 2014 pertenciam a um animal que viveu há mais de 100 milhões de anos e media mais de 36 metros de comprimento. Assim, podemos dizer que este animal pré-histórico era muito maior do que a baleia azul mais alta.

Mas quando o assunto é peso, o Patagotitan não chega nem perto do monstro marinho: “apenas” 70 toneladas. Como você pode ver na foto acima, a altura do dinossauro foi determinada pelo tamanho de seu pescoço e cauda, ​​que são as partes mais leves do corpo.

Anta: o maior mamífero do Brasil


A anta brasileira adulta (Tapirus terrestris) pode atingir até 300 kg e 2,5 m de altura. Nenhum outro mamífero no Brasil é tão grande e pesado quanto uma anta. É um animal comedor de grama – ou seja, come folhas e frutas.

A anta pode ser encontrada em países como Paraguai, Colômbia, Venezuela, Argentina e em todo o Brasil. Devido à caça perigosa, a anta não é mais vista em algumas áreas. No Brasil, está prontamente disponível no Pantanal, na Amazônia e na Mata Atlântica. Hoje a anta está ameaçada de extinção.

Girafa: o animal mais alto do mundo


Nada de novo aqui. Em termos de altura, a girafa lidera! A girafa nasce a uma altura incrível de 2 metros! Na categoria adulta, a girafa Giraffa camelopardalis atinge uma altura média de cerca de 5 metros e pode chegar a impressionantes 6 metros, equivalente à altura de uma casa geminada.

A maior girafa já medida foi a Girafa Masai, de nove anos, medindo 5,8 metros de comprimento!

Mas esses animais incríveis, que vivem em várias partes do continente africano, também estão ameaçados, seja pela caça ou pela extinção.

Salamandra gigante chinesa: o maior anfíbio do mundo


Não existe uma única espécie de salamandra gigante na China. Recentemente, pesquisadores descobriram três tipos de salamandra gigante. Essas últimas descobertas dão a Andrias sligoi o título de maior animal aquático do mundo, atingindo impressionantes 2 metros de comprimento e pesando mais de 45 kg!

Encontra-se na parte sul da China e há muito tempo é facilmente acessível. O problema é que, devido à caça furtiva e à perda de habitat, todas essas três espécies estão extremamente ameaçadas.

Tubarão-baleia: o maior peixe do mundo


O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe vivo, atingindo no máximo 20 metros de comprimento! Você já imaginou? Claro que tais casos devem ser raros, e é muito comum que as pessoas sejam vistas como 9 metros.

Apesar de seu tamanho, esses animais não são perigosos. Sua dieta consiste basicamente em plâncton, pequenos crustáceos e pequenos peixes. Mas o mais interessante é a maneira como eles comem. À medida que nadam perto da superfície, absorvem tudo o que lhes aparece, filtrando o seu favorito.

O urso polar: o maior cervo do mundo


O Ursus maritimus, também conhecido como urso polar ou urso polar, o animal solitário que vive no Círculo Polar Ártico, passa por áreas como Alasca, norte do Canadá, Groenlândia e Rússia. O macho adulto dessa espécie pode atingir 2,5 metros de altura e pesar mais de 800 quilos! É incrível, não é?

Mas é impossível falar de ursos brancos sem lembrar que esses animais estão entre os mais afetados pelo aquecimento global. Esta é uma situação incrível. Com o derretimento das camadas de gelo, esses enormes carnívoros foram perdendo seu habitat natural e literalmente morrendo de fome.

Crocodilo de água salgada: o maior réptil do mundo


Isso mesmo: há crocodilos nadando no oceano. Crocodylus porosus, o maior réptil do mundo! O macho pode atingir 7 metros de altura, entre a cabeça e a ponta da cauda, ​​e pesar mais de uma tonelada!

Esses carnívoros são encontrados em águas costeiras, rios, portos e pântanos em áreas próximas ao Oceano Pacífico e Índico. Eles são conhecidos como nadadores habilidosos e raramente são vistos longe do mundo.

Avestruz: a maior ave do mundo


O avestruz (Struthio camelus) é a maior ave do mundo com até 2 metros de altura! Seu peso geralmente varia entre 90 e 130 kg. Esses herbívoros costumam consumir cerca de 3,5 kg de alimento diariamente e podem ficar sem água por alguns dias.

Até meados do século passado, avestruzes eram encontrados em algumas partes do mundo, como no Sudeste Asiático e na Península Arábica. Devido à caça ao veado (sua pele é muito importante), hoje só é possível encontrar avestruzes vivendo em seu habitat natural nas regiões áridas da África Subsaariana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.