Não há nada assustador como ver os olhos do seu gato brilhando no escuro, certo? Para falar a verdade, não é o mesmo que aquela parte do corpo transmitir luz, pois funciona basicamente como um espelho. É, portanto, um elemento completamente normal e tem uma função na natureza.

Por que os olhos do gato estão brilhando?

Basicamente, qualquer vertebrado que tenha o hábito de caçar à noite tem essa característica. Assim, gatos, corujas e outros répteis têm olhos que brilham no escuro. Isso ocorre porque eles têm uma camada na retina conhecida como tapetum lucidum. Dessa forma, eles podem ver melhor no escuro, pois essa área reflete a luz de fundo na camada fotorreceptora.

Por causa disso, seus olhos podem tirar fotos à noite da maneira certa. No entanto, nem sempre é esse o caso, pois é necessária uma pequena quantidade de luz na área onde seu filho está. Portanto, essa condição não ocorre em áreas onde não há absolutamente nenhuma luz.

Mesmo quando a luz não é brilhante o suficiente, o leitor desse animal pode ser 50% maior que um humano. Além disso, por possuírem células sensíveis à luz atrás dos olhos, eles ficam muito expostos ao surgimento de novas fontes de luz, como uma câmera ou uma lanterna iluminada à noite.

Riscos da visão noturna

Apesar de desempenhar sua função no meio ambiente e proporcionar boa caça ou proteção noturna, esse recurso pode trazer malefícios a esses animais. Isso porque os gatos precisam estar muito próximos do alvo ou de outros animais para identificá-los com riqueza de detalhes, mesmo com luz suficiente.

Então, quando você vê um gatinho com olhos brilhantes no escuro, você já sabe que não é motivo de alarme. Afinal, isso não é algo sobrenatural, mas uma forma de proteger a si mesmo e a vida do gato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.