Depois de uma refeição, não é incomum ver pessoas rangendo os dentes na mesa em bares e restaurantes tentando se livrar dos restos de comida da boca. Além de ser desagradável para quem está ao seu redor, a prática prejudica a saúde bucal de quem a pratica.

Um espírito maligno é um deles. A doença atinge mais da metade da população brasileira e, em 90% dos casos, a origem do odor é a limpeza. Ou seja, a maioria delas ocorre devido à má formação do dente e da língua, além do acúmulo de germes e restos de comida. As pessoas que fumam, bebem demais ou têm problemas estomacais geralmente têm problemas de halitose. Doenças como diabetes tipo 2, gastrite, dano hepático, renal ou intestinal podem ser observadas oralmente.

Outro problema causado pela má higiene bucal é a inflamação das gengivas, conhecida como gengivite. Os sintomas são sensibilidade, vermelhidão, inchaço e sangramento. As pessoas geralmente reagem exageradamente aos sintomas orais, mas de acordo com um estudo publicado na revista médica Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, as mulheres com gengivite na menopausa têm 14% mais chances de ter câncer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.