Existem maneiras de se refrescar sem ligar o ar, mas há aqueles dias, especialmente nesta época do ano, em que é improvável que você se sinta doente à temperatura ambiente.

Alguns dias neste verão as temperaturas chegam a 40 graus em várias cidades brasileiras. Além disso, a baixa umidade e as altas temperaturas fazem com que muitas pessoas se sintam dentro de um fogão. Nestes casos, é necessário ar condicionado. Mas calma, você pode usar esse milagre moderno e economizar com nossas dicas de economia de energia, logo abaixo.

Pare de deixar o ar frio
É necessário ter muito cuidado com qualquer vazamento de ar, por menor que seja. Seu ar frio pode sair de uma sala com uma porta e peitoris quebrados, telhados não vedados e outras rachaduras enganosas.

Para ver o quão bem a sala está fechada, verifique todos os espaços. Abra o ar e, do lado de fora da sala, veja se o ar frio escapa, tanto pelas portas e janelas quanto pelos buracos nas paredes ou tetos. Se você vir ar frio saindo de qualquer buraco, feche-o imediatamente.

E por que isso economizaria energia? Fácil: Com vazamentos de ar, você se força a diminuir a temperatura do ar condicionado para exceder a temperatura ambiente. Quando a sala estiver completamente fechada, ela esfriará rapidamente e manterá o ar fresco por um longo tempo.

Feche as persianas e use cortinas blackout
Evite que a luz do sol entre no seu quarto ou quarto, pois vai aquecer o ambiente, e o ar condicionado terá muita função de refrigeração. Esse trabalho extra consome energia, então os reais pelos quais você trabalhou tanto vão embora.

Além de aquecer o ambiente, o sol também pode aquecer o próprio equipamento de ar condicionado. Durante a parte mais quente do dia, feche as persianas ou persianas e mantenha o sol do lado de fora. Ao usar cortinas, é altamente recomendável usar cortinas de bloqueio de luz, chamadas cortinas pretas ou claras.

Use a função smart
Depois que o ar condicionado esfriar seu quarto, coloque-o em um sistema inteligente. Com este recurso, o ar condicionado libera bolhas de ar de tempos em tempos, apenas para manter o ambiente fresco. Não o deixe funcionando o tempo todo, pois consumirá a maior parte de sua energia.

Usar a função dormir
Você pode não ter notado, mas o controle remoto do seu ar condicionado pode ter a função de dormir. Este trabalho é seu para planejar seu desligamento. É indicado para quem usa apenas ar condicionado para resfriar o quarto antes de dormir, e deixar o ventilador aberto. Depois de ir para a cama e seu quarto estiver frio, você pode desligar o ar e manter o ventilador no lugar.

A maioria (mas) dos condicionadores de ar são menos potentes do que os condicionadores de ar, então você vai querer usá-los para resfriá-los sempre que possível. Use ambas as luzes, congele seu quarto ou outro quarto e desligue o ar. Mantenha a calma com um ventilador.

Use um ventilador
Como dissemos no ponto anterior, o seguidor sempre será útil. Às vezes você não precisa baixar a temperatura do ar condicionado para se sentir frio. O uso de um ventilador de teto pode fazer com que uma sala fique fria em 10 graus e usa apenas 10% da energia do ar condicionado.

Escolha ar condicionado inverter
O custo do ar condicionado inverter pode chegar até 60% em relação ao ar condicionado convencional. Isso porque este climatizador de ar está equipado com a mais avançada tecnologia: O compressor do ar condicionado mantém seu funcionamento contínuo, consumindo menos energia apenas para manter o ambiente refrigerado, mas sem desligar.

Com ajuste de rotação, não produz picos de consumo de energia. O inversor também é muito silencioso, pois o compressor é acionado apenas uma vez.

Mantenha a temperatura entre 20ºC e 24ºC
A Anvisa – Agência de Vigilância Sanitária – apura que o ar condicionado ideal em uma residência é entre 23°C e 26°C no verão, e entre 20°C e 23°C no inverno.
Essa temperatura é boa e economizará muito mais energia do que quando você estava usando seu equipamento a 16ºC OU 18ºC. Além disso, se você acha que não está frio o suficiente para ser confortável, use um ventilador forte juntos. Você pode ter certeza de que usar um ventilador e um resfriador de ar a 22ºC economizará muito mais do que usar apenas 16ºC.

Use sempre a temperatura mais alta possível (verão)
Muitas pessoas acham que manter um ventilador funcionando o dia todo na mesma temperatura economiza energia, pois o aquecedor não terá que trabalhar muito para reaquecer a casa. De jeito nenhum. A maneira mais barata de usar o ar condicionado é ligá-lo quando sair de casa ou desligá-lo se for ficar fora por longas horas.

Se você vai deixar o ar condicionado ligado quando sair, seja pet ou indo para casa e ter um lugar divertido esperando por você, use o smart work, que mencionamos anteriormente.

Outra opção é, se o seu ar condicionado tiver uma opção, providencie para ligá-lo e resfriá-lo por cerca de 30 minutos antes de chegar em casa. Você pode configurá-lo para trabalhar em temperaturas mais baixas no trabalho e esfriar antes de chegar em casa.

Sempre ajuste o ar condicionado para a temperatura mais alta possível para economizar energia extra. Mesmo pequenas mudanças de temperatura podem economizar uma quantia considerável de dinheiro.

Você pode economizar 10% ao ano em suas contas de eletricidade, definindo o ar do ventilador a 10 ° C durante oito horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.