O leite em pó, uma vez que está seco, tem um prazo de validade extremamente longo. A água é removida através de um ciclo lento. Para produzir leite em pó, 3 etapas são fundamentais: prontidão e normalização, foco e secagem.

1) Na fase principal de montagem, o leite é separado das vacas e levado para um eixo. Esta máquina isola a gordura do restante do fluido. Para fazer o leite inteiro, uma parte da gordura é devolvida ao leite. Após o eixo, o leite é purificado, ou pelo menos, passa por um ciclo onde os organismos microscópicos são dispensados.

2) Em seguida, inicia a etapa subsequente, foco. O leite é submetido a uma máquina, onde se move através de leves filmes, em tubos onde há vapor. Assim, o leite perde água e se transforma em cola.

3) Finalmente, inicia-se a terceira etapa: esta cola é borrifada em uma máquina fechada, contra uma corrente de ar quente e seco. No momento em que as gotas finas chegam ao piso da máquina, elas caem em estrutura de pó. Em seguida, o leite em pó é retirado, colocado em potes e adicionado gás nitrogênio, com o objetivo de que a gordura presente não oxide.