Aumentar o apetite e restaurar o prazer de uma refeição saudável pode ser mais difícil do que parece à primeira vista, para quem tem algum problema.

A perda de apetite é desencadeada por diversos fatores, entre eles a depressão, que é uma das principais culpadas no mundo atual e provoca a ocorrência de distúrbios emocionais como depressão e ansiedade, que também se manifestam como motivações e distúrbios físicos, efeitos colaterais. drogas e até parasitas.

No entanto, existem algumas maneiras de se exercitar e estimular a correção do apetite, sugerimos abaixo 16 dicas comprovadas cientificamente.

1. Coma pequenas refeições com frequência
Dividir suas três refeições principais em cinco ou seis menores é uma forma de estimular a alimentação. Distribua esses alimentos ao longo do dia e, à medida que seu apetite começar a melhorar, aumente as porções e adicione calorias e nutrientes extras, como queijo, legumes ou nozes. (1)

2. Esqueça as frituras e coma alimentos nutritivos
Substitua alimentos com baixas calorias, ou seja, aqueles que são gordurosos, mas não nutritivos. Pode parecer atraente e diferente se tivermos um pouco de desejo por comida, no entanto, existem saudáveis, igualmente deliciosos e uma grande variedade de proteínas e gorduras. Por exemplo, em vez de escolher uma sobremesa de sorvete, escolha iogurte grego e adicione grãos integrais, frutas vermelhas e canela a gosto. Ou adicione vegetais e proteínas a pizzas e sanduíches. (dois)

3. Cozinhe com calorias extras
Cozinhar alimentos de baixa caloria, mas com ingredientes saudáveis, é outra maneira de aumentar o apetite e garantir uma dieta rica em calorias. Manteiga de amendoim, azeite, leite integral e mel estão entre os ingredientes que você pode usar. Veja alguns exemplos:

Para adicionar 45 calorias: cozinhe os ovos com manteiga.
Para adicionar 80 calorias: cozinhe aveia com leite integral.
Para adicionar 80 calorias: Adicione azeite e abacate às saladas.
Para adicionar 100 calorias: Polvilhe manteiga de amendoim em fatias de maçã para um lanche leve.
Adicionando 64 Calorias – Use uma colher de sopa de suco para adoçar, barrar pão ou comer frutas (3)

4. Transforme comida em diversão
Transformar a comida em ocasiões especiais e momentos divertidos é uma forma de desviar a atenção da comida. Além disso, comer com outras pessoas pode ajudá-lo a despertar o apetite. Quando estiver sozinho, use técnicas como comer em frente à TV enquanto assiste a um filme ou programa favorito. Pesquisas mostram que uma companhia amiga pode aumentar a ingestão de alimentos em até 18%, enquanto o entretenimento proporcionado pela televisão, em até 14% (4).

5. Crie a ilusão do seu cérebro
Podemos enganar nossa mente para oferecer muitas porções de comida ao escolher pratos grandes. Essa afirmação é resultado de um estudo, que comprovou que quanto maior o prato, maior a quantidade de comida que servimos sem perceber, mesmo que não seja nossa comida favorita.

Pratos maiores podem contribuir para aumentar sua ingestão diária de calorias, especialmente se o alimento for rico em nutrientes (5).

6. Observe o relógio
Agendar refeições também é uma boa ideia. Como seu apetite está baixo, você não pode confiar nele para lembrá-lo de quando comer. Nesse caso, utilize recursos como planejamento alimentar, que possuem lembretes sonoros que avisam sobre cada vez. Ter horários regulares também ajuda a estimular o aumento do apetite, além de permitir maior controle sobre a quantidade de nutrientes introduzidos e contribuir para o bom funcionamento do organismo (6).

7. Preste atenção especial ao café da manhã
Lembra da frase sobre a primeira refeição do dia que é muito importante? Alguns estudos indicam que pular o café da manhã pode levar à redução do apetite durante o dia (7).

Um bom café da manhã também ajuda a aumentar o efeito do processo de termogênese, no qual o corpo queima calorias para produzir mais calor, o que ajuda a estimular o apetite. Portanto, o café da manhã diário pode encorajá-lo a comer mais (8).

8. Coma menos fibras
Embora os alimentos ricos em fibras sejam recomendados para uma dieta saudável, eles retardam o processo digestivo e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Reduzir a quantidade de fibra em sua dieta ajuda a aumentar a necessidade de comer mais alimentos ao longo do dia (9, 10, 11).

9. Prepare bebidas nutritivas
Smoothies, milkshakes e sucos podem ser outra ótima maneira de substituir os alimentos. Tente se preparar usando uma variedade de frutas e vegetais, além de fontes de proteína como leite integral, iogurte, nozes e até proteína em pó, que garantirão uma nutrição eficaz. Esta é outra forma de incentivar o uso de nutrientes.

10. Adicione lanches saudáveis ​​ao cardápio
Um lanche leve é ​​um reforço alimentar essencial e pode ser muito útil em viagens. Escolha frutas como bananas, maçãs e laranjas, barras de proteína e cereais, iogurte grego, queijo cottage e pão integral, bolachas de nozes, chips de vegetais, chocolate amargo e nozes misturados com frutas secas.

No entanto, os lanches não devem substituir os alimentos, mas sim complementar. Também é importante estar ciente e evitar a proximidade dos horários regulares das refeições (12).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.