É durante o sono que o corpo desempenha as principais funções regenerativas, como reparação muscular, crescimento muscular e síntese de proteínas. Durante esse período, é possível repor as energias e regular o metabolismo, essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. Por isso, dormir bem é um hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Os especialistas recomendam uma média de 8 horas de sono ininterrupto por dia. Esse número pode variar de acordo com a idade de cada pessoa e as necessidades de desenvolvimento de seu corpo, conforme indicado.

Os adultos precisam de 7 a 8 horas de sono padrão em horários regulares por dia;
Os adolescentes precisam de cerca de 8 a 10 horas de sono por dia;
As crianças precisam de 9 a 13 horas de sono por dia;
As crianças precisam de 12 a 16 horas de sono por noite.

FASES DE SONO

Dormir bem não significa apenas o número total de horas de sono. É importante dormir bem para que você se sinta confortável ao acordar. Ter uma boa noite de sono é um fator importante no desenvolvimento de bons hábitos noturnos.

O tempo de sono pode permitir um ciclo completo de sono, de acordo com as categorias listadas abaixo.

No primeiro estágio, uma pessoa adormece – no espaço entre acordar e dormir. Durante esse tempo, o cérebro funciona de forma anormal, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta.

A privação do sono começa no segundo estágio, durante o qual a temperatura do corpo e do coração cai.

No terceiro estágio, as ondas cerebrais diminuem e a pessoa adormece profundamente.

A quarta fase ocorre durante este período de desmaio e quando o corpo libera hormônios de crescimento, os tecidos se recuperam e o corpo repõe a energia gasta.

É no quinto estágio quando uma pessoa começa a sonhar. O cérebro acelera seu processo e também realiza uma espécie de limpeza de memória, armazenando informações importantes recebidas ao longo do dia.

DORMIR BEM, SAÚDE SAUDÁVEL

O sono adequado e o sono adequado podem proporcionar diversos benefícios ao organismo em geral. Ao fortalecer o sistema imunológico, liberar mais hormônios e fortalecer a memória, uma boa noite de sono pode ajudar:

Manter um peso saudável;
Reduzir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardíacos;
Não fique sempre doente;
Reduzir o estresse;
Melhorar a atitude e a comunicação com as pessoas;
Concentre-se melhor;
Evite os perigos da fadiga.
Quando as pessoas dormem o suficiente, elas não apenas se sentem melhor, mas também aumentam suas chances de viver uma vida mais saudável e produtiva.

RISCOS DE SAÚDE CAUSADOS PELA FALTA DE HORAS DE SONO

Quando você dorme menos de 8 horas por noite, uma pessoa interfere no bom funcionamento do organismo, o que aumenta o risco de infecções como:

Obesidade – Pessoas que dormem menos de 6 horas por noite são mais propensas a serem obesas do que aquelas que têm hábitos saudáveis ​​de sono. Crianças privadas de sono correm maior risco de se tornarem obesas.

Diabetes – a insônia está relacionada à falta de controle da insulina e pode levar ao diabetes tipo 2.

Hipertensão e outras doenças cardíacas – uma noite com pouco sono pode aumentar o risco de calcificação das artérias coronárias, levando a um ataque cardíaco. Os distúrbios do sono também estão associados a um risco aumentado de pressão alta e batimentos cardíacos irregulares.

Alterações no sistema imunológico – a insônia aumenta os níveis de mediadores inflamatórios, o que pode reduzir a capacidade de uma pessoa resistir à infecção.

Febre Crônica – Dormir menos de 7 horas por noite pode aumentar em três vezes as chances de ter sintomas de resfriado.

Transtornos Mentais – A insônia está relacionada a problemas de saúde mental, principalmente a depressão. Pessoas com distúrbios do sono têm uma maior taxa de depressão.

Muitas vezes, a privação do sono pode causar problemas de saúde, encurtar a vida e afetar o bem-estar diário. Estudos mostram que dormir apenas 5 horas ou menos durante o dia pode aumentar o risco de morte em até 15%.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DORMIR UMA BOA NOITE?

Adotar uma rotina durante o dia e antes de dormir pode ajudá-lo a ter uma boa noite de sono.

Crie um lugar confortável para dormir. Mantenha o quarto escuro e silencioso. Tenha uma cama confortável.
Tente terminar o seu dia algumas horas antes de dormir. Termine o horário de trabalho, vá para casa e tente descansar por três ou duas horas antes de dormir.

Evite refrescos na hora de dormir, como café, canela, pimenta e alimentos açucarados. Eles podem atrapalhar seu sono.
Evite atividades estimulantes perto da hora de dormir. Não se exercite muito e não fique conectado à televisão ou telefones celulares.

Mantenha um horário regular para dormir e acordar. Criar uma rotina ajuda você a dormir melhor à noite e garante a quantidade necessária de descanso.

Evite vícios como tabaco e álcool. As coisas podem interferir com o seu sono.

Evite dormir muito durante o dia, pois pode interferir no seu sono à noite.
Se você ainda estiver com os sintomas, consulte um neurologista, um profissional de saúde especializado em distúrbios do sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.