Para acalmar a mente inquieta, existem algumas formas de relaxar como meditação, exercícios regulares, alimentação saudável, ouvir música relaxante ou até mesmo usar remédios naturais, que podem te ajudar a dormir melhor.

A depressão, além do estresse mental, também pode causar espasmos musculares, queda de cabelo, tontura e dores de cabeça generalizadas, que podem ser observadas em pessoas de todas as idades, por isso é muito importante seguir algumas estratégias de relaxamento, para prevenir esses sintomas ou a disseminação de doenças existentes.

1. Medite diariamente
A meditação pode acalmar uma pessoa e pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer hora. Durante a meditação, a concentração aumenta e outros pensamentos confusos que podem ser a causa da depressão são eliminados, promovendo maior bem-estar físico e emocional, restaurando o equilíbrio e a paz interior.

Existem vários tipos de meditação:

Meditação Guiada: Com este método de meditação, você cria imagens mentais de lugares ou situações que considera relaxantes. Portanto, deve-se usar os sentidos com cheiros, sons, imagens e técnicas, dirigidos ou não por um profissional;
Mantra: nesta forma de meditação, repete-se gradualmente uma palavra, frase ou pensamento que ajuda a acalmar, a evitar distrações;
Contemplação: Este tipo de meditação é baseado em uma maior consciência e aceitação da vida moderna. Deve ser feito em um ambiente confortável, vivendo apenas o presente, e se surgirem sentimentos ou preocupações, deixe passar sem se concentrar nele, julgar ou fazer planos. Veja mais sobre como considerar e quais são os benefícios para a saúde;
QI Gong: Esta técnica geralmente envolve meditação, relaxamento, atividade física e exercícios respiratórios para restaurar e manter o equilíbrio.
Tai chi: esta é uma forma de meditação sobre a arte militar chinesa em que certos movimentos e movimentos são realizados lentamente, respirando profundamente;
Yoga: Exercícios e exercícios respiratórios são realizados com música relaxante para estimular o corpo flexível e uma mente calma. À medida que uma pessoa caminha por áreas que exigem equilíbrio e concentração, ela se torna menos focada em seu dia atarefado e mais presente. Veja alguns dos benefícios do yoga para a saúde.
O ideal é que, para usar esses métodos, você escolha um local tranquilo, posições confortáveis ​​e, acima de tudo, tenha uma atitude positiva.

2. Exercite 30 minutos de atividade física
Fazer pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias traz os benefícios de suas emoções, e é um bom momento para pensar nos problemas e encontrar soluções. Além disso, diminui o nível de cortisol, hormônio ligado à depressão, e libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.

O exercício mais recomendado é o menos recomendado e o mais competitivo porque pode aumentar o estresse. Você pode caminhar na rua, na praia ou andar de bicicleta, por exemplo.

3. Tenha uma atitude positiva
As expectativas positivas e negativas podem ter um efeito profundo na saúde e no bem-estar, por isso deve-se manter uma atitude positiva, como segue:

Identificar e modificar pensamentos negativos, como dramatização, culpa ou sofrimento prematuro;
Identificar áreas de mudança diante do desespero, seja no local de trabalho ou em um relacionamento;
Cerque-se de pessoas boas;
Analise razoavelmente todos os pensamentos negativos que surgirem;
Aprecie as coisas boas que acontecem na vida;
Pratique piadas, risos ou sorrisos, especialmente em tempos difíceis.
Mesmo se você estiver se divertindo um pouco, você deve sempre pensar e se concentrar em algo bom acontecendo.

4. Leve o seu tempo
Algumas pessoas acham difícil recusar qualquer pedido, mesmo quando não têm tempo. Mas sim, tudo isso causa muita frustração e paz de espírito, por isso é importante reservar um tempo para fazer algo que você goste, como ler um livro ou fazer uma pausa, sem se sentir culpado.

Também é importante gerenciar o tempo entre o trabalho e a saúde pessoal, tentando encontrar um equilíbrio entre os dois.

5. Sair com amigos
Manter um relacionamento saudável com amigos e familiares ajuda a reduzir o estresse. Portanto, fazer uma pausa para o café com um amigo no trabalho, conversar com um vizinho, ligar para um familiar, são formas de diminuir o estresse, ao mesmo tempo em que promove relacionamentos duradouros com as pessoas ao seu redor.

6. Coma bem para se proteger do estresse
Para combater o estresse, é preciso ter uma alimentação balanceada, evitando alimentos ricos em glândulas supra-renais, pois desempenham um papel vital na regulação da resposta do organismo ao estresse, como cafeína, açúcar e álcool, e uma alimentação rica em vitaminas. C, vitaminas B5 e B6, magnésio e zinco.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas e vegetais, como morangos, laranjas e brócolis, a vitamina B5 é encontrada em ovos, cogumelos, aves e salmão e a vitamina B6 é encontrada em lentilhas, trutas e bananas. O zinco está presente no feijão preto, ostras e mexilhões e o magnésio nas amêndoas, milho e ervilhas. Você também pode optar por tomar um suplemento com os mesmos nutrientes em sua composição. Veja mais sobre o que você pode comer para combater o estresse e a fadiga.

7. Massagem relaxante
Massagens com óleo essencial de Lavanda, Eucalipto ou Camomila são boas opções para aliviar a tensão muscular e o estresse, pois estimulam a circulação sanguínea e repõem as energias. Além disso, ajudam a reduzir a tensão muscular e promovem o relaxamento muscular.

Os óleos a utilizar neste tipo de massagem devem ter propriedades calmantes e suavizantes, como o óleo de lavanda ou de camomila. Veja mais sobre como fazer massagens relaxantes com óleos essenciais.

8. Tome remédios naturais
Existem vários remédios naturais que podem ajudar a acalmar sua mente e dormir melhor, como:

Chá de camomila e catnip
Camomila e catnip são relaxantes e calmantes um pouco.

Ingredientes

250ml de água fervente
1 colher de chá de camomila seca
1 colher de chá de catnip seco
Como preparar

Despeje água fervente sobre as ervas e cubra, deixe descansar por dez minutos e pressione. Beba três xícaras por dia.

chá de valeriana
A valeriana é um sedativo poderoso e seguro que é muito útil em situações de depressão e ansiedade.

Ingredientes

250ml de água fervente
1 colher de chá de raiz de valeriana seca
Como preparar

Despeje água fervente sobre a raiz de valeriana seca, cubra para que o óleo essencial não saia e deixe descansar por dez minutos, depois aperte. Não beba mais de três xícaras por dia.

inalador de lavanda
Para reduzir o estresse e a ansiedade, coloque uma gota de óleo essencial de lavanda em um lenço ou travesseiro e inale quantas vezes quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.