A perda de brilho no pelo do gato também pode ser sintoma de alguma doença. Por esse motivo, você deve ter o cuidado de verificar qualquer comportamento incomum que indique um problema de saúde.

Em qualquer caso, é melhor ir a um veterinário para prevenção.
Os gatinhos são preciosos e sua pelagem é uma das características mais marcantes que nos enche de orgulho como tutores.

É por isso que queremos que ela fique sempre bonita, sedosa e brilhante. Neste artigo daremos algumas dicas para deixar o pelo do seu gato tão brilhante que ele pode até ganhar um concurso de beleza!

O pelo do seu gato é importante

Os felinos possuem várias características distintivas em relação a outros animais e uma delas é o seu lindo pelo, que pode ser longo ou curto, mas que chama a atenção pela cor. O pelo do seu gato pode ser preto, branco, cinza, laranja ou dourado… mas deve sempre brilhar.

Por quê? Porque além de ficar lindo, estará mostrando como o animal está saudável. Você também sabia que para o felino a pelagem é muito importante? Isso mesmo, pois o mantém aquecido no inverno e fresco no verão, mas também permite que ele socialize com animais e pessoas.

Como cuidar do pelo do seu gato?

Não estamos falando apenas no sentido estético do animal, pois sua pelagem também serve como uma camada protetora que protege a pele. É por isso que o pelo do seu gato é essencial e você pode ajudá-lo a ficar bonito e brilhante com as seguintes dicas:

1. Escovação

Escovar o pelo do seu gato é essencial porque o manterá livre de sujeira e fios mortos. Comece com uma escova com cerdas macias e flexíveis. O movimento deve ser suave para que o animal aprenda desde filhote que é algo bom, uma espécie de carícia ou mimo.

Para remover os pelos mortos, a escovação deve ser breve e contra o pelo, ou seja, começando pela cauda e seguindo em direção à cabeça.

Depois, para deixá-lo liso, brilhante e desembaraçado, o movimento é invertido: começando pela cabeça e indo até à cauda.

O hábito deve ser repetido diariamente e durar cerca de 5 minutos.

2. Alimentação

Como já dissemos antes, se o gato estiver saudável, isso será perceptível em seu pelo.

É essencial que você inclua alimentos que contenham ácidos graxos ômega 3 e 6 em sua dieta, como é o caso dos petiscos de salmão e atum.

Essas gorduras são benéficas para os órgãos internos e também para a pelagem.

Os peixes oleosos podem ser oferecidos tanto na forma de bolachas quanto como ingredientes na ração.

Alguns veterinários aceitam que o gato coma atum enlatado (sem óleo) e merluza sem espinhos picados misturada com a comida habitual.

Lembre-se de que também devem estar sem as vísceras e devem ser consumidos crus.

A sardinha é um dos alimentos preferidos dos gatos. Você pode comprar esse peixe enlatado e oferecê-lo uma vez por semana. Outra opção é usar o óleo para hidratar a ração (apenas uma colher de sopa).

Da mesma forma, não se esqueça de verificar a qualidade da ração que você oferece aos seus gatos, pois qualquer deficiência pode desequilibrar seu metabolismo e afetar o brilho de sua pelagem.

Evite alimentos a granel e tente investir em uma marca que atenda aos seus nutrientes necessários.

3. Remédios naturais

Se o pelo do seu gato não estiver tão brilhante quanto você gostaria, mesmo que você o escove e alimente bem, pode recorrer a uma solução externa mais do que interessante: receitas caseiras. Isso é “aceito” desde que o animal possa tomar banho ou você possa enxaguá-lo quando terminar.

Faça uma emulsão com uma gema de ovo e água morna. Despeje na pele do seu pet e massageie bem. Deixe agir por 5 minutos, enxágue e escove

. Outra receita pede meio litro de água morna e uma colher de sopa de mel.

O procedimento é o mesmo acima. Por fim, aplique cevada ou malte sem álcool no pelo do gato usando uma esponja e massageie por 3 minutos antes de remover com água morna.

4. Banho

Os veterinários afirmam que os gatos só devem tomar banhos quando necessário, pois mesmo que usemos produtos adequados para isso, a água quente e o estresse ressecam o pelo e a pele. Realizar esse processo uma vez por mês é suficiente se você realmente quiser cuidar da saúde do seu pet.

Você pode usar xampu para melhorar o brilho da pelagem do felino dependendo da cor da pelagem (há pelos pretos, brancos ou castanhos).

Não se esqueça de enxaguar bem para não ficarem resíduos, pois também podem causar ressecamento e coceira que embotam a cor da pelagem.

5. Cuide da sua saúde

Como mencionado, o brilho da pelagem felina é reflexo de seu bem-estar.

Portanto, qualquer problema de saúde pode fazer com que ela fique sem brilho.

Por esse motivo, se você perceber que apesar de todos os cuidados acima não consegue uma aparência melhor, precisará levar o animal ao veterinário.

Gatos com pelo sem brilho podem ser vítimas de parasitoses, o que significa que seus nutrientes são “roubados” por outros organismos.

Consequentemente, o felino é incapaz de produzir uma pelagem brilhante a menos que o problema de saúde seja resolvido.

É claro que algumas infecções ou deficiências nutricionais podem fazer com que a pelagem do gato perca o brilho.

Por isso, antes de tentar qualquer remédio caseiro, procure um profissional para descartar qualquer problema de saúde.

Tenha certeza de que se você cuidar tanto da higiene quanto da saúde do seu animal de estimação, ele sempre exibirá uma pelagem bonita e vistosa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.