Há quem diga ser preciso limpar para viver e não viver para limpar; parece uma boa forma de encarar a rotina de limpeza. Mas mesmo as pessoas que fazem isso ocasionalmente precisam enfrentar algumas dificuldades na hora da faxina, afinal de contas sempre existem alguns lugares e objetos que nos esquecemos de limpar e seria interessante que fossem incluídos na rotina de limpeza, sobretudo para evitar o acúmulo de bactérias que podem fazer mal para a nossa saúde.

1. Sacolas reutilizáveis

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

Essas sacolas são grandes aliadas na hora das compras e de manter um comportamento ecologicamente responsável. No entanto, estudos demonstraram que elas são raramente lavadas, portanto, quando as usamos para comprar alimentos, alguns resíduos acabam ficando no fundo, de maneira que as bactérias se reproduzem dentro delas e podem acabar passando aos alimentos de compras futuras.

Para mantê-las em ótimas condições, é preferível usar cada sacola para algo específico, e lavar todas elas com água e sabão. Dependendo do material, você pode lavar na máquina, idealmente dentro de uma bolsa protetora, mas uma lavagem à mão também é suficiente. Procure também as sacudir por vezes

2. Pegadores das tampas das panelas.

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

A maioria das pessoas costuma lavar esses objetos como quaisquer outros. No entanto, os pegadores têm algumas saliências onde se acumulam resíduos e onde as bactérias podem se reproduzir, e tudo isso pode entrar em contato com as nossas mãos e com os alimentos que vamos comer.

Para limpá-los profundamente, é importante desenroscá-los por vezes e mergulhá-los em água morna com vinagre. Dessa forma, todas as bactérias são eliminadas.

3. Peneiras

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

Esses utensílios também costumam ser lavados como os outros, mas devido aos pequenos orifícios eles precisam de um cuidado especial.

A melhor maneira de limpá-los é colocando-os em um recipiente com água e um pouco de detergente e deixar durante 15 minutos, para que os resíduos realmente saiam.

Depois, coloque-os embaixo da torneira e esfregue com uma escova. Se você não tiver uma escova própria para cozinha, use uma velha escova de dentes previamente esterilizada.

4. Mixer de imersão

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamenteComo muitos resíduos podem ficar armazenados nos espaços entre e atrás das lâminas do seu mixer de imersão, após o uso, o ideal é ligá-lo mais uma vez dentro de um recipiente com água morna e detergente.

5. A parte de cima da geladeira e dos armários

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

Quando limpamos a cozinha, prestamos muita atenção no interior da geladeira, o que é correto, mas nem sempre damos a devida importância para a sujeira que pode se acumular em cima dela; o problema é que o pó e as bactérias podem descer facilmente e cair diretamente nos nossos alimentos.

Por isso, o mais recomendável é reservar um espaço na sua agenda para limpar também a parte de cima da geladeira e dos armários. Passar um pano úmido com um desinfetante pode ser suficiente para eliminar as partículas de gordura que costumam ficar grudadas nesses locais.

6. Vassoura

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

Pode parecer estranho, mas às vezes nos esquecemos de limpar os materiais que utilizamos para fazer a limpeza, como as vassouras. O que acontece é que entre as cerdas se acumula uma abundantemente de resíduos, como cabelo, pó, etc.

Uma boa forma de manter a vassoura limpa é retirar alguns resíduos com a mão. Você também pode remover a parte com as cerdas ocasionalmente e mergulhar a escova em um recipiente com água morna e sabão. Ao final, basta enxaguar e deixar secar.

7. Esfregão

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

o que é um grande erro. Na verdade, sua exposição constante à umidade o transforma no ambiente perfeito para a proliferação de bactérias, que acabam sendo espalhadas por toda a casa depois.

O truque para limpar o esfregão é lavá-lo com água limpa e sabão assim que a faxina terminar. Você também pode usar um pouco de água sanitária, se quiser.

Outra coisa muito importante é deixá-lo secar corretamente. Com esses dois passos, ele vai continuar sendo um bom aliado na hora da faxina e não vai ter mau cheiro ou aspecto ruim.

8. Lata de lixo

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

Independentemente das resíduos que jogamos no lixo, a lata é sempre um grande foco infeccioso, sobretudo as latas do banheiro e da cozinha. E vale a pena comentar que trocar o saco não é suficiente.

A melhor maneira de limpar esse objeto é lavando-o ocasionalmente com água, sabão e algum produto desinfetante, de maneira que não apenas eliminamos o mau cheiro, como também nos livramos das bactérias que costumam se acumular nesses locais. Não se esqueça de lavar corretamente as suas mãos assim que terminar a limpeza.

9. Esponja para lavar a louça12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

As esponjas também são uma grande fonte de bactérias em casa, sobretudo por estarem em contato constante com restos de comida e água.

O ideal é trocá-las regularmente, mas durante o período de uso também é recomendado colocá-las esporadicamente no micro-ondas por um minuto, em potência alta — isso ajudará a eliminar bactérias, mofos que podem ser fatores de contaminação, permitindo que elas continuem limpando de modo eficaz.

10. A parte interna dos garfos

12 Objetos que usamos com frequência e nem sempre limpamos corretamente

Se você costuma lavar os talheres à mão, já deve ter notado que o espaço entre os dentes do garfo não é tão simples de limpar. Mas não se preocupe,

você pode eliminar toda a sujeira que eventualmente possa ficar acumulada mergulhando esses objetos em um pouco de água morna com vinagre. Em seguida, basta enxaguá-los.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.